Como nasceu a OCA?
A OCA nasceu em 2017 do encontro entre duas educadoras: Taís, pedagoga, e Camila, psicóloga. Juntas, testemunharam a potência e a profundidade de descobrir a natureza por meio dos olhares atentos e curiosos de um grupo de crianças em uma praça.
A experiência encantadora do brincar livre na praça foi a inspiração primeira para criar a Oca.
As raízes do projeto foram firmadas quando as crianças começaram a construir pequenas cabanas com galhos, flores e folhas, adornadas com delicadeza e cuidado. À medida que as famílias também se envolviam nessa atividade, utilizando troncos para expor os elementos que admiravam e tintas da terra, inúmeras possibilidades surgiram a cada visita à praça.
A OCA nasce das mãos das crianças, da relação com a imaginação e os brinquedos da terra.
A terra nos conecta como NATUREZA VIVA, enraizada em nossas origens e no que somos tanto individualmente quanto coletivamente.
Com o desejo de viver em comunidade, buscamos inspiração em nossas raízes e ancestralidade indígena, o que nos levou ao nome OCA.
Nas grandes ocas, as famílias se reuniam com suas crianças, compartilhando saberes, costumes e crenças em conexão com a mãe Terra, buscando uma vida sustentável baseada no respeito e equilíbrio na natureza.
Tudo isso ressoa com o que propomos construir: uma infância viva em sintonia com a natureza!
Assim como passarinhos, já espalhamos muitas sementes nesses 5 anos em praças, reservas ecológicas, acampamentos, trilhas e vivências com crianças, famílias e educadores.
Vem com a gente, infância viva é na natureza!